Casas e apartamentos com metragem reduzida, lofts e quitinetes são os imóveis mais vendidos atualmente. Se o objetivo é otimizar o espaço e deixar os ambientes organizados e práticos, é preciso escolher e utilizar os móveis certos de forma inteligente.

Para ajudar você a encontrar as peças certas e descobrir como elas podem economizar espaço em casa, selecionamos algumas dicas. Confira!

Cama com gavetas

Uma maneira criativa para ganhar espaço no quarto é optar por camas com gaveteiros acoplados na parte inferior. O espaço debaixo da cama geralmente é desperdiçado e, para dar utilidade a ele, nada melhor do que preenchê-lo com gavetas para guardar roupas ou livros.

Cama dupla

Se você tem filhos ou recebe muitas visitas em casa, mas não conta com vários quartos para abrigar todo mundo, é boa ideia escolher camas duplas. A segunda cama fica escondida debaixo da cama principal e pode ser estendida ou recolhida a qualquer momento. Essa é uma opção que substitui de forma elegante as antigas beliches.

Sofá retrátil

Quanto maior o sofá, mais conforto ele oferece. O problema é que em salas pequenas fica impossível colocar um sofá muito largo ou de muitos lugares. Se você não quer abrir mão do conforto, nem comprometer o espaço, optar por um sofá retrátil é a solução. Eles podem abrir e se transformar em um móvel perfeito para quem gosta de filmes e relaxar.

Sofá-cama

Outra opção para a sala é o sofá-cama. Diferente de antigamente, hoje é possível encontrar diversos modelos lindos de sofás que se transformam em cama com apenas uma adaptação. Se você sempre recebe visitas, mas não conta com um quarto de hóspedes, essa pode ser a saída perfeita.

Rack aéreo

Para ganhar espaço na sala, opte por um rack aéreo que fique colado na parede. Ele não prejudica a passagem e possibilita o uso de outros móveis como uma mesa de centro, pufes e poltronas.

Mesa redonda

Se você não tiver muito espaço na cozinha ou na sala de jantar, escolha uma mesa redonda. A ausência de cantos libera espaço para passagem e também possibilita usar mais cadeiras para atender um número maior de pessoas sentadas.

Móveis que se transformam

Existem também diversos modelos de móveis criativos que se transformam em outro oferecendo múltiplas funções. Veja alguns exemplos:

  • Estantes que abrem e viram camas;

  • Jogos de mesa que podem ser guardados um dentro do outro;

  • Poltronas que apresentam compartimentos para armazenar livros;

  • Janelas que se transformam em varais de pendurar roupa;

  • Tábuas de passar que viram espelhos;

  • Mesas de jantar que também servem para jogar sinuca;

  • Porta-joias que viram espelhos ou quadros na parede;

  • Mesas de centro que se transformam em mesas de jantar;

  • Bancadas de escritório que ficam penduradas na parede;

  • Cadeiras dobráveis, entre outros.

Agora que você já sabe quais móveis escolher para economizar espaço em casa, decida-se pelas alternativas mais adequadas para sua casa ou apartamento e desfrute do conforto do seu lar. Gostou das dicas? Então você também precisa conferir como escolher o rack ideal para sua sala!

Share: